
Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, mais de 73 mil pessoas recebem o diagnóstico de câncer de mama todos os anos no Brasil. A informação e o diagnóstico precoce são as principais armas para aumentar as chances de cura.
Por isso, neste Outubro Rosa, sociedades médicas, ONGs e o Governo Federal promovem ações de conscientização sobre a importância dos exames preventivos. Pela primeira vez, 7 sociedades se unem para promover o rastreamento, tratamento e cura do câncer de mama, tudo para reforçar que o câncer de mama tem cura, sendo possível alcançá-la pela união de esforços, por meio de cuidado centrado em pacientes, avanços tecnológicos, atenção multiprofissional e rede de apoio.
Já o Ministério da Saúde lançou uma série de ações para o mês, que incluem a diminuição da idade para a mamografia. Antes, o recomendado era a partir dos 50 anos, agora já pode ser feita aos 40 anos.
Para ampliar o acesso ao diagnóstico, o Ministério da Saúde vai levar 27 carretas de Saúde da Mulher a 22 estados com consultas e exames. Outra iniciativa será a entrega de 60 kits de biópsia para aumentar a precisão dos diagnósticos. E pacientes do SUS passam a ter acesso a novos medicamentos, como o trastuzumabe entansina e os inibidores de ciclinas, que comprovadamente aumentam a sobrevida e a qualidade de vida das mulheres em tratamento.
Fonte: https://www.juntossomosmaisfortes.org.br/
